O chucrute é a conserva mais conhecida de vegetais fermentados nos EUA e Europa e consiste basicamente de repolho picado e sal. O blog da Surya Brasil conversou com Regina Duarte, da Convivium Integração Social.

“Depois de pegar a prática, dá para prepará-lo com variações de temperos, acrescentar maçãs, outras frutas e hortaliças”, afirmou.

Veja a receita que ela compartilhou com a gente!

Ingredientes:

- 500 g de repolho picado (pode ser só o verde, só o roxo ou misturado)

- 1 1/2 colher de chá de sal

- Sugestão de temperos:  sementes de mostarda, sementes de endro e kummel maceradas no pilão. Você pode variar com folha de louro, orégano, nós moscada e cúrcuma, por exemplo.

Modo de preparo:

Preparo dos vegetais:

- Depois que o repolho foi fatiado ou picado com espessura, tamanho e formato de sua preferência, coloque-os em uma tigela para salgá-lo. Amasse e esprema com as mãos.

- Quando os vegetais estiverem bem murchos e úmidos, acrescente os temperos.  Sal a gosto.

Obs.: Para grandes quantidades de repolho, um instrumento do tipo bastão pode ser utilizado para socar os vegetais de forma que estes fiquem mais acessíveis ao sal. Este processo facilita a liberação do suco do repolho.

          Processo de fermentação:

- Acondicione o conteúdo em um pote de vidro ou cerâmica. Não é recomendável utilizar plástico ou metal.

- Comprima bem os vegetais no recipiente para forçar as bolsas de ar saírem. Esprema-os com firmeza algumas vezes para tentar extrair um pouco mais de suco. Os vegetais devem ficar completamente submersos para que ocorra o processo de fermentação anaeróbico (sem oxigênio).

- Cubra tudo com um grande pano de prato para evitar a entrada de insetos e poeira. Deixe fermentar em local fresco e arejado. Na época do calor, o processo de fermentação é mais rápido e deve-se deixar o pote fora da geladeira, fermentando, por no máximo 2 a 3 dias.

Após este prazo, envaze o chucrute em um vidro com tampa e deixe finalizar o processo no refrigerador. O chucrute pode ser experimentado durante o processo nas várias etapas, pois nunca se sabe quando atingirá o pleno potencial de sabor e textura. 

Observações sobre a fermentação: 

- Alimentos fermentados de forma mais lenta tem melhor qualidade. 

- À medida que o tempo passa os sabores se fundem, a acidificação se intensifica e as texturas mudam. Ficará mais curtido, intenso e menos crocante com o passar do tempo, ou com sabor mais suave e mais crocante quando mais jovem.

- Nas bordas, os nutritivos sucos dos vegetais ao entrar em contato com o ar, fazem com que vez ou outra apareça uma micro-biodiversidade, os bolores e leveduras, o que é comum e normal. A única coisa a fazer é removê-lo – isso não prejudica a qualidade dos vegetais.

- Coloque a mão na massa e aproveite todos os benefícios dessa iguaria que contem grande concentração de bactérias ácido-lácticas, benéficas a nossa saúde!

Comentário

Surya Brasil Online
Surya Brasil Online 20 de Abril, 18:33

Olá Silvana, agradecemos a sugestão.

Equipe Surya Brasil

Seria bom também se tivesse um vídeo mostrando fazendo a receita.

Adicionar um comentário

*Comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.